top of page
Buscar
Foto do escritorDr. Rodrigo Cerqueira Oliveira Prinz

Sintomas do autismo podem ser combatidos por estímulo cerebral

A pesquisa liderada pela professora Patrícia Beltrão Braga, do Laboratório de Células-Tronco e Modelagem de Doenças do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, revelou que o estímulo na estrutura cerebral de suporte ao neurônio, conhecida como astrocítico, pode ser eficaz no combate aos sintomas do autismo.

O estudo utilizou células embrionárias retiradas do dente de leite para produzir diversos tipos de células, incluindo os astrocíticos, responsáveis por conectar o sistema nervoso central ao restante do organismo. Ao misturar astrocíticos de indivíduos não-autistas com neurônios de autistas, observou-se uma recuperação dos neurônios afetados pelo transtorno.

Por outro lado, quando astrocíticos de autistas foram combinados com neurônios não-autistas, os neurônios foram negativamente afetados, devido à produção de substâncias específicas pelos astrocíticos autistas.

A professora enfatiza que essa descoberta representa um avanço significativo na compreensão do funcionamento do autismo e no desenvolvimento de tratamentos para seus sintomas. No entanto, resultados definitivos dependerão de pesquisas adicionais para determinar quais medicamentos podem ser utilizados com base nesses achados.

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page